PPB APRESENTA:

Matizes
Caligráficos

Caligrafia Copperplate

// 16 de setembro
// das 9:00 às 18:00

Neste workshop de um dia, Christopher Hammerschmidt vai apresentar aos participantes as técnicas fundamentais para o uso da pena fina de ponta flexível e os detalhes para iniciar os estudos de caligrafia cursiva inglesa. Esse estilo, também conhecido como copperplate, engrosser’s script, round hand, entre outros nomes, é uma das principais manifestações da caligrafia barroca. Símbolo da influência comercial da Inglaterra em diversas partes do mundo, a escrita copperplate se tornou um padrão largamente utilizado por contadores, assim como por artistas e mestres calígrafos. Estes produziram algumas das mais belas peças da história da caligrafia no século XVIII, considerado o auge desse estilo. Alguns séculos mais tarde, a cursiva inglesa ainda mantém sua elegância marcante, característica que a tornou o tipo de letra favorito para ocasiões formais. Convites de casamento, monogramas, escrita em envelopes são apenas alguns exemplos de aplicação desse estilo tão associado a ocasiões que exigem um caráter visual refinado e distinto pela beleza e pela fluidez dos traços.

[unex_ce_button id="content_8bydvjief,column_content_rty059zsf" button_text_color="#7be2c3" button_font="semibold" button_font_size="15px" button_width="auto" button_alignment="left" button_text_spacing="2px" button_bg_color="#ffffff" button_padding="10px 35px 10px 35px" button_border_width="5px" button_border_color="#20409a" button_border_radius="0px" button_text_hover_color="#ffffff" button_text_spacing_hover="2px" button_bg_hover_color="#20409a" button_border_hover_color="#20409a" button_link="#insc" button_link_type="url" button_link_target="_self" has_container="" in_column="1"]inscreva-se[/ce_button]

O que é caligrafia artística
Principais tipos de penas: ponta chata e ponta fina flexível
Outros materiais: cabos, tintas, papéis
Lógica de funcionamento da pena flexível e estilos caligráficos mais relevantes
Postura: como segurar a pena e posição do corpo para escrever
Primeiros traços: exercícios de aquecimento
Padrão caligráfico spenceriano: letras maiúsculas e minúsculas
Composições a partir do modelo praticado

materiais inclusos no curso

Cabo simples
Pena Leonardt G
Guache Talens
Folhas pautadas para prática

No dia teremos cabos oblíquos exclusivos à venda por R$30,00

o ministrante

Christopher Hammerschmidt é mestre em design pela UFPR e atua como designer gráfico, calígrafo, designer de tipos e professor universitário na região de Curitiba. Capitolina, sua primeira família de tipos, foi lançada comercialmente em 2015 pela fundição TypeFolio. Em 2016, foi selecionada para a Sétima Bienal de Tipografia Latino-americana (Tipos Latinos) e se encontra em uso em obras de grandes editoras, como o grupo Companhia das Letras.

alguns trabalhos 

onde

Pedro, Pastel & Besouro
Rua Brigadeiro Franco, 1193 - APT 3
Curitiba, Paraná, Brasil

+55 41 8484 6545  |  +55 41 9953 6760
cursos@pedropastelbesouro.com